quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bangkok to Koh Tao… heading south!


A jornada que me leva de Bangkok para sul e mais concretamente à minha primeira paragem – Koh Tao é tudo menos fácil! Antes do relato, convém lembrar que dia 4 de agosto é dia de lua cheia e será o mesmo que dizer full moon party! Koh Phangan, ilha ainda mais a sul surpreende tudo e todos na sua particular e louca festa todos os meses precisamente na noite de lua cheia. Assim, toda a gente que se dirige para sul procura festa, Koh Phangan a full moon party. 
Quando no dia anterior chego à estação de Hua Lamphong em Bangkok acontece-me o previsível… nos próximos dias os lugares de cama para 1ª e 2ª classe estão lotados. As alternativas são claras, ou mais uns dias em Bangkok (claramente NÃO!), comboio e sentado (para uma viagem durante toda a noite, também não é desejável), autocarro (outra vez não!). No entanto, eis que entro numa das algumas agências de viagem e pergunto como posso chegar a Koh Tao, amanhã? “it´s easy you pay more”. Bom, lá terá que ser… “How much more?”, pergunto eu, pensando que ia ser roubado de uma maneira incrível… mas não são mais uns 250 Baht. Ok nada mau! Vou amanhã, durmo no comboio (sleeper option), não pago uma noite e chego a Koh Tao terça-feira que era o que desejava. Pois bem, negócio fechado! 

Apresento-me então no dia seguinte para precisamente às 19.30, partir para Chumphon (primeira parte da viagem - que se divide em três para chegar a Koh Tao). É a primeira vez que faço esta viagem de comboio e até mesmo a primeira vez que me desloco de comboio na Tailândia. Surpreendido, ou não, por volta das 20.30 chega um funcionário para fazer a cama e num ápice tenho colchão, lençóis e almofada limpos. Agora, prontinho para me deitar porque a viagem é longa e embora a distância não seja assim tanta (cerca de 500km) é cansativa. A chegada a Chumphon está prevista para as 4.13 am, onde estará um mini-bus que nos levará ao porto e finalmente o barco às 7.00 am para Koh Tao… nada mau. 

Quando acordo já passam das 5.00 am!! E nada!! Não me chamaram e estamos parados… já me tinham alertado para o facto dos comboios, ao contrário dos autocarros, não serem nada pontuais. Mas tudo bem… dorme-se mais um pouquinho :) 6.30 am, acordam-me: CHUMPHOM, CHUMPHOM, CHUMPHOM!! Já ouvi…dasssee… é que acordar assim dá pesadelos! Mas, não temos o barco ás 7.00 am? Pergunto-me… Saio e lá está um estilo mini-bus… mas este songthaew, o nome que se dá por cá, nem para 15 chegava!! Somos 30 mais as malas… 15 minutos até ao porto dizem… “fast”, “fast” lá vamos! Apertadinhos e bem juntinhos, sorte minha estava no meio de duas britânicas :), não comecem, foi à sorte!! Quando nos aproximamos do porto vemos o barco… a partir!! Com um raio, não nos disseram que esperava!!?? Mas o pior está para vir… Alguma discussão dos meus “colegas” de  songthaew… com o tailandês responsável pela partida que nos informa: “Next one at 12.00!”, o quê? 5 horas aqui à espera!!? Meu Deus estou tão cansado!! :( 
A minha sorte é que existe uma espécie de “cafezinho” com ligação à internet que me ajuda a passar o tempo e a fazer um update no blog! As cinco horas passam com maior e menor desespero ou ansiedade… Até que vem o anúncio fatal… (ainda antes estive a dar uma olhadela nos horários que estavam afixados na tabela de partidas/chegadas aqui do local mas nada da partida das 12.00), o mesmo tailandês anuncia: “Let´s go, bus coming, go to next pier!”, o quê!? (eu nada surpreendido!) não há barco a partir daqui? (o que é que eu estava à espera!), os meus “colegas” britânicos vão espancar o homem, pensei eu… que continua: “You have to pay more 100 Baht, next boat more expensive!”, eu rio-me os “colegas” vão assassiná-lo!!! Eu digo-lhes… “Welcome to Thailand!”, é que nem tudo são rosas por aqui. Vamos ter serão porque ninguém quer pagar e sentem-se roubados. Um casal francês com os seus dois filhos, diz com razão, que já esperou 5 horas e não vai dar mais 400 Baht. Desliga-se o motor do songthaew que nos transportaria, e penso que nessa altura todos perceberam que não iam ganhar esta batalha, eu já sabia que estava perdida desde o seu início. Lá acabamos por pagar, todos, e dirigir-nos para o próximo pier, lá estava o barco… seguimos viagem e sem mais contratempos... chegamos a Koh Tao, por volta das 15.30 locais… sigo num táxi até à praia de Sairee com destino ao Pranee Resort, chego exausto, mas tenho um quarto à minha espera… e com certeza uma excelente estadia!

1 comentário:

  1. E depois? E depois? Sempre tinhas quarto? Ou era apenas beliche com um chinês a dormir na cama de baixo? Não nos deixe nesta ansiedade...
    Um grande abraço
    AP

    ResponderEliminar